Eneograma Artigo01

Relacione-se melhor e acabe com os conflitos interpessoais.

Uma das coisas mais importantes na vida é a aceitação. Ela compreende nos aceitarmos como somos e compreendermos como é o outro. A maioria passa vários anos de sua vida, em conflitos com sua própria personalidade. Muitas vezes, agimos como fomos moldados e, frequentemente, queremos fazer isso com nossos filhos, companheiros e ao redor. Tudo isso pela não compreensão da nossa natureza e não aceitação da natureza do outro. Mas quais são os nossos pontos fracos e fortes? Será que a nossa carreira é coerente com a nossa natureza? Será que a crítica ao outro é porque não se entende aquela personalidade?

Ter relacionamentos de qualidade, saber sociabilizar-se, resolver e evitar conflitos, é o que nos conduz a autorrealização. Os consultórios terapêuticos estão lotados de bem-sucedidos materialmente, mas infelizes nos relacionamentos. E quantas histórias existem, com problemas sociais e afetivos que acabam em tragédias! É preciso sentir-se amado e querido para ser feliz. Assim, o ditado popular, “dinheiro é tudo” não é verdade.

Saúde psicológica e sobrevivência estão intimamente ligadas a redes de relacionamentos. É impossível ser feliz, sem aceitação e boa convivência. Pessoas e até animais ficam neuróticos, adoecem e sucumbem, se não convivem bem consigo mesmos e com o semelhante. Os relacionamentos precisam ser harmônicos, no mínimo satisfatórios, para elevar a autoestima e a força interior.

É desgastante um apontando o dedo no outro e, em defesa, ver agressividade e esquivas. Surgem “minhocas na cabeça”, elucubrações, que desequilibram, estressam! Para melhorar os relacionamentos é preciso “estar aberto para mudar” o comportamento, obter autoconhecimento e desenvolver a inteligência emocional, para cessar os conflitos.

O método com maior resultado e inacreditavelmente rápido, aplicado em universidades, empresas e até terapeuticamente, é o Eneagrama. É a ferramenta mais poderosa de autoconhecimento profundo, internacionalmente reconhecida como um fenômeno mundial de transformação, aprimorado desde a Grécia Antiga.

Pitágoras, com pesquisas no oriente, desenvolveu fórmulas, teoremas, e resgatou esta ciência para o entendimento da psiquê humana e de seus conflitos. Ao longo dos anos, grandes mestres, médicos, psiquiatras e psicólogos aperfeiçoaram o método; Gurdjieff, mestre espiritual greco-armênio trouxe este conhecimento ao ocidente; Claudio Naranjo (Instituto SAT, Chile); Oscar Ichazo (Instituto Arica, Bolívia; The Oscar Ichazo Foundation, USA); Hellen Palmer (Enneagram Narrative Learning Community, California, USA), entre outros grandes contribuidores.

Podem-se aplicar testes que identificam o perfil de personalidade. Um profissional Eneagramista experiente consegue identificar, em alguns minutos, qual é o seu perfil de personalidade, seus pensamentos repetitivos, os pontos fracos e autossabotagens, o seu melhor, suas virtudes e, como usar todo o seu potencial para repaginar a sua vida por completo!

Saber identificar qual é a sua personalidade e a do outro contribui para saber o que é melhor para você, o que lhe deixaria realizado e não frustrado, qual a profissão que lhe realizaria atraindo o sucesso como consequência, qual a personalidade que combinaria melhor para ser seu parceiro, entre outros. Ao identificar quem é o outro, evita-se mal-entendidos, gerando compreensão e melhoria nos relacionamentos.

por Júlia Blanque – eneagramista, psicanalista, graduanda em psicologia cognitiva-comportamental e Neurociências, consteladora familiar, quiróloga e facilitadora do curso vivencial O ENEAGRAMA – Acabe com os conflitos interpessoais e relacione-se melhor

Comentários