Meditacao Artigo03

Como a meditação transforma positivamente sua vida

Quando estamos em meditação os sentidos estão estáveis, sua alma se torna serena, seu interior se torna equilibrado.Quando estamos em meditação os sentidos estão estáveis, sua alma se torna serena, seu interior se torna equilibrado.

A meditação está latente em você, não precisa ser mestre em nada, guru, ou seguir alguma filosofia. Meditar é como garimpar, acessar seu potencial interno, promovendo insights, trazendo o seu melhor de dentro para fora, tesouros preciosos os quais você, com seus recursos, pode colocá-los em atividade no seu dia a dia.

A vida atribulada faz com que levemos a vida em alta velocidade e, muitas vezes, com a carga de estresse. Com a prática da meditação, reaprendemos a viver cada momento, dar valor e curtir o agora com tranquilidade e paz. No início da prática, pode-se levar um tempo para que a sua mente reduza a velocidade de pensamentos, mas isso muda com a constante prática, apenas persista e sinta os prazeres e benefícios que a meditação proporciona a você e a sua mente.

Pensamentos são assim, surgem do nada, vão e vem. Sua mente tem esta função de “pensar”, mas você não precisa parar em todos os pensamentos que surgem para questioná-los ou dialogar com eles, apenas deixe-os passar, da mesma forma como eles surgem, eles desaparecem, e isso é meditar.

É interessante perceber como novos hábitos podem afetar nosso cérebro, e quando meditamos nosso cérebro para de processar informações ativamente como ele costuma fazer. Mais do que relaxar, a prática é capaz de modificar as estruturas e as funções cerebrais.

Embora existam energias formadoras de bons hábitos, parece que os hábitos negativos se estabelecem mais rapidamente que os positivos. Demora-se um tempo para aprendermos o que nos faz bem, como a leitura de bom livro, e não demora muito tempo para algumas pessoas aprender e adquirir hábitos não saudáveis, como o consumo de álcool, por exemplo. Temos que transformar esta nossa energia que possibilita a formação de hábitos negativos para hábitos de energias positivas, precisamos nos treinar para isto.

Ao meditar, entre outras coisas, deixamos de nos apegar com coisas irreais, que muitas vezes refletem nossas restrições psíquicas. Como a ansiedade e o medo por exemplo, quando colocamos a meditação em nossa vida diária passamos administrar melhor esses sentimentos e sensações, sem identificação. Quem somos é a manifestação do todo, assim como a onda é a manifestação do mar.

A prática da meditação diária é uma das melhores ferramentas para nos reconhecermos como os seres de luz na experiência humana. Um hábito benéfico para a conservação da saúde, aumentando e restabelecendo forças.

por Elisangela de Castro – Terapeuta e facilitadora do Curso Vivencial de Meditação

Comentários