skip to Main Content

A Essência da Motivação

Somos criaturas programáveis.
Cientistas, antropólogos, psicólogos e educadores têm afirmado que o ser humano é uma criatura culturalmente programada e programável. Eis aí uma grande verdade.

Compilado por Carlos Aníbal, Terapeuta do Instituto Luz

A máquina e o programa

Nosso cérebro e nosso sistema nervoso – a máquina: é mais ou menos igual em todas as pessoas. A grande diferença que faz a diferença é o que está programado no cérebro – o programa.

Explicando de uma maneira extremamente simplificada, nós temos três tipos de programação: primeira, programação genética – o instinto; segunda, programação sócio-cultural – família, amigos, escola, trabalho, líderes espirituais e políticos; terceira, autoprogramação ou a programação feita por você em você mesmo.

Na primeira programação você não tem nenhum controle; na segunda, tem controle parcial; e na terceira o controle total. É fundamental que você saiba, conscientemente, controlar o terceiro tipo de programação, ou seja, a autoprogramação.
Um método de autoprogramação humana

Depois de longa pesquisa e vivência – análise e intuição – concluí que há, e sempre houve, um método simples e seguro de autoprogramação para um estado de ser positivo, realístico e eficiente.

As informações adquiridas através da leitura de historinhas, parábolas, fábulas, metáforas, aforismos, máximas, pensamentos, etc., podem, eventualmente, atingir seu subconsciente sem passar pelo crivo do consciente analítico e bloqueador. Essa prática permite, sem grandes esforços, implantar em seu sistema automático perseguidor de objetivos uma programação incrivelmente poderosa e geradora de ação.

Sabemos – o grande objetivo da educação não é apenas o saber, mas a ação.

Um dos maiores Mestres de nosso tempo e um gênio na Arte de Viver formalizou com incrível simplicidade este princípio quando ensinou: Pedi e vos será dado; buscai e acharei, batei e vos será aberto. Pois todo o que pede, recebe; o que busca acha; e ao que bate, se abrirá.

Hoje, em plena era da informática, com a conseqüente revolução da comunicação, estamos compreendendo esses eficientes recursos que temos inerentemente dentro de nós. Nossa permanente paixão cultural é ajudar as pessoas a se auto-ajudarem. Acreditamos ser esta nossa principal vocação e missão. Queremos orientar as pessoas no sentido de que vivam plenamente. Você tem o poder de genializar-se. Pensar que é faz realmente ser.

Vamos juntos, construir uma poderosa força sinérgica para o nosso desenvolvimento pessoal e para o desenvolvimento de todas as pessoas de boa vontade.

Comece Transcendendo seus limites, modelando os grandes gênios. Visualize-se como já sendo Um Vencedor do Mundo.
Motivação

Motivação é o conjunto de fatores que impulsionam o comportamento do ser humano ou de outros animais para realização de um objetivo. Manifesta-se como resposta a estímulos internos e externos. Os estímulos podem ser classificados em primários (básicos), que não são aprendidos e são comuns tanto aos animais quanto aos homens: fome, sede, impulso sexual, etc. e secundários, ou aprendidos, que diferem de animal para animal, e de pessoa pra pessoa: desejo de realização, de satisfação, de poder, etc.

Durante muito tempo, os filósofos identificaram nos desejos e necessidades do homem os elementos da personalidade. Foi, porém, a aplicação das teorias de Charles Darwin que fez progredir o estudo da motivação. Os pesquisadores descobriram duas importantes correlações entre as idéias de Darwin e a motivação: a primeira refere-se ao fato de que o homem, como membro do reino animal é parcialmente governado pelos instintos de sobrevivência e reprodução; a segunda mostra que, a exemplo do que ocorre com as características físicas, as características comportamentais humanas também podem ser analizadas do ponto de vista da evolução.

A mais importante motivação é a que vem do autoconhecimento. Quem conhece a si mesmo sabe que nada é impossível.
Baseado no Livro a Essência da Motivação de Martin Claret (Empresário, Editor e Jornalista Brasileiro – 1928)

Comentários

Back To Top