Artigo Coaching01

Aprenda a escrever Metas Inteligentes para 2017

Você é uma das pessoas que escrevem suas metas para o próximo ano? E dessas metas você acompanha o desenvolvimento delas ao longo do ano? Saiba que apenas escrever o que você quer é pouco! Talvez você escreva metas como:

  • “Não quero engordar”
  • “Quero comprar um carro”
  • “Quero ser promovido”
  • “Não quero mais brigar com ele”
  • “Quero ganhar mais dinheiro”
  • “Não quero ficar mais doente”
  • “Quero me estressar menos”

Para alcançar aquilo que deseja, tenha metas mais Esperta, no inglês Smart. Peter Drucker, escritor, professor e consultor considerado como o pai da administração moderna, inventou a META S.M.A.R.T., para nos ajudar a definir e planejar uma meta de forma inteligente. Esta ferramenta é muito utilizada também nos processos de Coaching, onde o profissional Coach apoia o seu cliente (coachee) a alcançar sua meta.
Segue a definição de cada etapa:

(S) Específica – não adianta dizer não quero engordar, quanto mais informações mais completa, nítida e assertiva a sua meta se torna. Então responda: “Exatamente o que irá conquistar?” Ex. Vou atingir o peso de 63,6kg. Vou comprar um Honda Civic 2017 Preto Cristal. Vou ser Gerente Financeiro, Vou faturar R$23.000,00 por mês. Vou faturar R$276.000,00 no ano. Minha região lombar da coluna será mais saudável e flexível. Vou administrar o meu tempo na semana entre trabalho, família, saúde e lazer.

banner-coaching

(M) Mensurável – Qual o tamanho da sua meta? Pense de forma quantitativa e qualitativa. Ex. Para alcançar o peso de 63,6kg, até por exemplo: 21/06/2017, se hoje tenho 84,7; dividindo em 6 meses, começando em janeiro/2017, são 21,1 kg para eliminar, 3,52 kg por mês. É o momento de definir indicadores, então todo dia 30 do mês me comprometo em subir na balança e monitorar os resultados alcançados.

(A) Alcançável – Como alcançarei essa meta? Usando o mesmo exemplo do peso, que atividades eu vou para eliminar 3,52 kg por mês? Vou ao médico e nutricionista para definir uma dieta. Ir na academia 3 vezes na semana, intercalando nas atividades de musculação, pilates e crossfit.

(R) Relevante – Qual a importância dessa meta? Talvez esta seja uma das principais perguntas, pois se a meta tiver pouca importância qualquer obstáculo, faz com que você desista no meio do caminho. Defina uma meta que esteja conectada com os seus valores e sua identidade. Quando você alcançar esta meta o que irá mudar? Quando tiver 63,6 kg quem você será? Como ficarão os seus valores? Digamos que você tenha o valor de Família, seja casado e emagrecendo se torne uma pessoa mais bela, atraindo mais atenção das outras pessoas, o que pode gerar ciúme e conflitos no casamento. Esta crença, pode lhe impedir de alcançar os 63,6kg, pois você prefere preservar o relacionamento. Então antes de iniciar a jornada da meta, identifique a relevância, para que seja uma meta saudável, que integre os seus valores.

(T) Temporal – Quando vou realizar a meta? Se você não definir datas, a meta fica subjetiva, fora do tempo e espaço, a estratégia fica incompleta, fica faltando um “quando fazer”! Então defina a data da conquista, como no exemplo acima: 21/06/2017, as datas de cada mês, onde irá monitorar os resultados e datas para iniciar e finalizar as tarefas.

Seguindo a META SMART, mais próximo da conquista você chega, minha sugestão é defina no máximo 8 metas para 2017. Defina as três mais importantes e urgentes e depois escolha uma e faça a META SMART. Depois faça a segunda meta mais importante e assim sucessivamente em cada uma. Ter foco e capacidade de priorizar é fundamental para chegar onde deseja.
Sucesso e até a próxima!

Daniel Freitas

Daniel Freitas Ramos – Psicólogo, Master Coach, PNL e facilitador do Curso de Coaching com Abordagem Sistêmica da PNL.

Comentários