Artigo Tac01

Como as Terapias Alternativas Complementares (TAC) contribuem no tratamento médico.

A Terapia Holística Complementar é um termo designado à qualquer terapia que siga os princípios do Holísmo, que trata o ser humano de forma integral numa abordagem do todo e não através de uma visão fragmentada do real. A Terapia Holística acredita que o emocional, o mental, o espiritual e o físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar a pessoa em seu contexto geral. Concentrando-se tanto na causa do desequilíbrio energético como dos sintomas físicos.

A Terapia Holística considera o ser humano uma individualidade complexa formada por muitos corpos (corpo físico, corpo energético, corpo emocional, corpo mental e corpos anímicos e espirituais).

O terapeuta holístico atua numa visão multidimensional, complementando o tratamento alopático sem interferir na conduta médica. As Terapias Alternativas Complementares proporcionam a harmonização do Ser Humano como um todo, promovendo a autocura por meio de técnicas que possibilitam o autoconhecimento, favorecendo o bem-estar, segurança, confiança e autoestima.

banner-tac

As técnicas holísticas terapêuticas, como: Acupuntura, Meditação, Cromoterapia, Reiki, Bioenergia e Cura Quântica, Radiestesia e Terapia Floral, permitem uma abordagem física, psíquica, sutil energética e ambiental, identificando os desequilíbrios e bloqueios do cliente, harmonizando as áreas ou órgãos afetados.

O Terapeuta Holístico, identificará a melhor técnica complementar após entrevista e avaliação, ouvindo e observando atentamente as declarações do cliente. Numa situação onde o paciente encontra-se com de dor e tristeza, após a coleta dos dados, as terapias mais indicadas serão:

  • Acupuntura, sua ação ocorre a nível físico/mental/emocional, estimulando a produção de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar e alivio da dor.
  • Bioenergia/Cura quântica, é uma terapia vibracional energética que proporciona bem-estar e harmonia, no corpo físico/psíquico/mental/emocional/espiritual.
  • Cromoterapia, é a terapia realizada através das cores, que tem por finalidade o bem-estar e harmonização das pessoas e dos ambientes.

Há muitos dos benefícios que as Terapias Alternativas Complementares proporcionam como o bem-estar e harmonização físico/psíquico/mental/emocional/ espiritual, a promoção do autoconhecimento, a cura e autocura, o despertar para um novo olhar com sucesso para solucionar situações limitantes e/ou estressantes.

Deise de Oliveira e Silva – Terapeuta Holística (CRT: 36283), facilitadora do curso de  Terapias Alternativas Complementares (TAC)

Comentários