Artigo Coaching03

Qual a melhor coisa que poderia acontecer na sua vida hoje?

Para algumas pessoas é:

  • Ter as contas pagas em dia.
  • Ter o primeiro filho.
  • Receber uma promoção e aumento salarial.
  • Conseguir abrir o próprio negócio e viver dessa renda.
  • Correr uma maratona.
  • Namorar.
  • Fazer uma viagem para aquela cidade maravilhosa.

Ou talvez seja uma mudança pessoal, como estar mais calmo, motivado, com muita disposição, ter aquela saúde de “ferro”, alegre ou qualquer outro estado. Imagine que isso já aconteceu, o que muda de verdade na sua vida?

Quando falamos o que desejamos, também é importante analisar o efeito do sonho realizado. Caso contrário, nós tornamos eternos “desejantes”, sempre insatisfeitos com a realidade e buscando algo que de verdade não trará o mais importante. Como a frase de Jim Brown:

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.

Ou quando o sujeito faz uma viagem para esquecer os problemas, mas os problemas não esquecem dele. Ou mesmo quando deseja outro trabalho para não aguentar a pressão do chefe, e encontra outro chefe que pressiona ainda mais. Muitas vezes queremos fugir da realidade, mas isso é impossível, pois a realidade estará conosco em qualquer lugar.

No Processo de Coaching provocamos o indivíduo a analisar o que está por trás do objetivo, o propósito. O propósito acontece quando você se realiza na execução de uma tarefa e ainda apoia pessoas a melhorarem suas vidas.

Então se você quer mudar de trabalho, mude, mas analise o que está por trás disso. Muitas vezes queremos sair por causa de um chefe, ou por causa da política da empresa. Queremos sair para evitar um sofrimento, então é isso que está te guiando nas escolhas profissionais, se tornando um padrão de comportamento. Ao invés disso, como seria ser guiado pela autorealização, onde Abraham Maslow coloca no topo das necessidades humanas.

Seja guiado pelo propósito, então saia da empresa, por que ali você não está realizando o seu potencial ou então continue, mas mude agora suas atitudes e comece a realizar o seu talento. Afinal de contas, você é o gestor de sua própria vida.

Daniel Freitas

Daniel Freitas Ramos – Psicólogo, Master Coach, PNL e facilitador do Curso de Coaching com Abordagem Sistêmica da PNL.

Comentários