skip to Main Content

Opus Alquímica

“Eis uma idéia profunda. A opus é, num certo sentido, contrária à Natureza, mas, em outro, o alquimista auxilia esta última a fazer aquilo que ela não pode fazer por si mesma. Isso por certo se refere à evolução da…

Leia mais

Uma introdução a Alquimia

A busca pela Pedra Filosofal. O Elixir da Longa Vida. Transformar chumbo em ouro. Esses e muitos outros são temas de uma grande Arte, assim podemos dizer, que é a Alquimia. Jung se aproximou da Alquimia a partir de seus…

Leia mais

Sincronicidade

Sincronicidade é um termo cunhado por C.G. Jung para descrever acontecimentos acausais ligados de significado. Existem certos eventos e acontecimentos na vida que não podem ser explicados de forma causal. Um outro nome utilizado, erroneamente, para tais eventos é “coincidência”.…

Leia mais

Complexos

Complexos por si são objetos psíquicos compostos de um núcleo dual- o arquetípico e o imagético - um trauma raíz. A partir daquele núcleo, outras imagens cheias de emoção, associadas a imagem primordial vão se acoplando e compondo, metaforicamente, uma…

Leia mais

Sonhos

Sonhos. Uma experiência humana universalmente vivenciada mas pouco compreendida. Passamos em média 1/3 de nossas vidas vivos em uma realidade, diferente da realidade concreta e materializada a qual comumente nos referimos como a única realidade. Digo assim, pois é inegável…

Leia mais

Compaixão

Compaixão. Uma palavra tão simplória mas, ao mesmo tempo, de profundidade inimaginável. Paz na ação em todas suas manifestações. Pensamento, fala e ação propriamente dita. A base do Budismo, seja qual linha for. “Foi a força motivadora que fez com…

Leia mais

A Visão limitada do Ego e a Teoria do Caos

Realidade. Toda e qualquer informação que captamos para elaboração do que concebemos por real provém de nossos 5 sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar). E que não são dos mais desenvolvidos por acaso... Temos plena consciência de que existem…

Leia mais
Back To Top