skip to Main Content
As Palavras Mágicas Para O Bom Relacionamento Familiar

As palavras mágicas para o bom relacionamento familiar

Pense em um bom relacionamento. Como ele deveria ser?
Agora pense como uma família deveria ser?
Tenho certeza que já passou um filme na sua cabeça.
E quando essa família não é do jeito que deveria ser, como você se sente?

Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar diz: “O melhor é que um relacionamento a dois seja exatamente como é, e que a família também seja exatamente como é. Concordamos com ela, assim”. Difícil, né? Lá se vão nossos sonhos…, mas será que não seria melhor viver a realidade?

Você sabe qual é a palavra mágica no amor? Em alemão essa palavra tem duas letras: “Ja” (em português: “sim”). Podemos fazer um pequeno exercício, já que estamos tratando deste assunto.

Feche os olhos. Imagine o grande número de pessoas com quem tem algum relacionamento – qualquer tipo de relacionamento – e também aquelas com quem já teve algum. Aproxime-se de cada uma delas e diga “sim”. O “sim” faz feliz. Aliás, nesse contexto Hellinger revela mais um segredo: “A alma não conhece o não.” Para o relacionamento entre um casal existem três palavras magicas. A primeira é “sim”; a segunda é “por favor” e a terceira é “sou grato”.

  • SIM significa aceitação incondicional. Eu não quero que você seja da forma que eu sonhei. Eu aceito você exatamente do jeito que você é.
  • POR FAVOR significa que eu reconheço que eu preciso de você. Não é por favor isso ou aquilo. É simplesmente por favor, que quer dizer que eu aceito o que você tem para me dar.
  • SOU GRATO, significa que agradeço o que recebi de você, seja o que for e da forma como venha.
Curso de Constelação Sistêmica Familiar

E estas também são as palavras mágicas em relação aos pais, porém na sequência contraria. Primeiro “sou grata”, depois “por favor” e depois, “sim”.

  • SOU GRATO porque vocês me deram a vida. Se não fossem vocês eu não existiria.
    E vou te contar um segredo: mesmo que seus pais tenham te abandonado, mesmo que seus pais nunca tenham sido do jeito que você queria que eles fossem, eles te deram tudo o que você precisa: a VIDA. Ela veio através deles, se fossem outras pessoas você não seria você!
  • POR FAVOR significa que eu reconheço que eu preciso de você. Você me deu a vida, mas por favor, se for possível, me dê um pouco mais. Que quer dizer que eu aceito o que você tem para me dar.
  • SIM significa aceitação incondicional. Eu aceito o jeito que vocês foram enquanto eu crescia e aceito vocês do jeito que são agora.

Eu sei que em alguns casos isso é bem difícil, mas, quer queiramos ao não, somos filhos desses pais e 50% de quem somos vem do papai e os outros 50% vem da mamãe. Se rejeitamos, se dizemos NÃO para qualquer um deles, estamos dizendo NÃO para 50% ou talvez para 100% de quem somos! Fica difícil seguir na vida e ser bem-sucedido em qualquer área de nossas vidas desta forma, não é? Dizer SIM para nossos pais, sejam do jeito que forem ou tenham sido do jeito que foram, significa dizer SIM para a VIDA, a sua vida que veio através deles.

Vou aqui te oferecer mais um exercício: Feche os olhos e se imagine bem pequenos, bem dependente. Se sinta naquela época em que você olhava para seus pais e os percebesse muito grandes. Se for necessário sente-se no chão e olhe (mesmo com os olhos fechados) para cima. Olhe para eles e veja como eles são grandes. E diga: SOU GRATO (repita 3 vezes), e sinta a gratidão pela vida, por estar respirando, por estar existindo. Preencha-se dessa gratidão. Estique os braços, exatamente como uma criança faz quando quer pedir colo e diga: POR FAVOR (repita 3 vezes), permita que esse sentimento aflore em você, essa necessidade, que muitas vezes nós negamos. E agora diga: SIM. E aceite a vida do jeito que ela chegou para você.

Para todos os relacionamentos, estas são as palavras mágicas.

Comentários

Back To Top